ALCEU VALENÇA

80 GIRASSÓIS

evento

ALCEU VALENÇA 80 GIRASSÓIS

Turnê que celebra os 80 anos do artista percorrerá as cinco regiões do país em 2026 com patrocínio master do Banco do Brasil
ALCEU VALENÇA comemora oito décadas de vida em 2026, ligado em infinitos volts de energia limpa, renovada e solar. Para comemorar a data, a turnê 80 GIRASSÓIS vai percorrer dez capitais brasileiras, a partir de março, em show especialmente concebido para arenas e grandes casas de espetáculo. É Alceu no auge da forma, com todo o seu impressionante vigor em cena, há oitenta anos girando em torno do astro-rei.
Montado no futuro indicativo, o cantor sobrevoa sua própria trajetória artística, desde a década de 1970 até os dias atuais. A saga musical de Valença tem início a bordo de “Papagaio do Futuro”, defendida por Alceu, Geraldo Azevedo e Jackson do Pandeiro no Festival Internacional da Canção, chamada por Jackson de “a embolada do ano dois mil”. Também dos primeiros tempos, “Espelho Cristalino”, com contornos de toada e baião, é pioneira na causa ambiental. Pela luz que incendeia seu ofício, cabe ao poeta alertar que “essa rua, sem céu sem horizontes, foi um rio de águas cristalinas”.
Ao longo de toda a carreira, Alceu se notabiliza por cultivar as sonoridades do Brasil e do Nordeste em linguagem contemporânea, urbana, e com irresistível apelo para as massas. As projeções, com direção de Rafael Todeschini, vislumbram os diversos grafismos oníricos da obra do artista.
Com notável capacidade de renovar seu público, canções como “Anunciação”, “Tropicana”, “Belle de Jour”, “Como Dois Animais”, “Coração Bobo”, atravessam o tempo, recicladas a cada geração. Com 200 milhões de acessos no Spotify, “Anunciação” é cantada em estádios dentro e fora do Brasil, enquanto “Belle de Jour” possui mais de 300 milhões de visualizações no YouTube. “Tropicana” ultrapassa a marca de 100 milhões de ouvintes no Spotify.
De “Papagaio do Futuro” ao “Táxi Lunar”, Alceu sempre quer fazer a gente voar. Na poética, no espaço rítmico, na inventividade sem limites da canção, no tempo que mesmo virado ao avesso não se pode mensurar:
– Sou um eterno menino, me sinto com oitenta ao contrario, oito anos talvez. Ou o oito traçado na horizontal, que é o símbolo do infinito. Minha mãe dizia: ‘meu filho, você veio ao mundo para levar alegria às pessoas’. É uma espécie de missão”, celebra o mais jovem oitentão da música brasileira.
ALCEU VALENÇA apresenta a turnê 80 GIRASSÓIS acompanhado por Tovinho (teclados e direção musical), Cássio Cunha (bateria), Zi Ferreira (guitarra), Nando Barreto (baixo), André Julião (sanfona), Costinha (flautas). Participação: Lui Coimbra (violas e violoncelo) e Natalia Mitre (percussão).
Clientes do BB têm 20% de desconto durante a pré-venda e 10% de desconto no período de vendas gerais.

Outros Eventos